A cidade

Barreirinhas fica a 166 km de distância em linha reta (262 km de condução) em relação a São Luís, Capital do Maranhão.

Ela é mundialmente conhecida como Portal dos Lençóis Maranhenses: 155 mil hectares de dunas altíssimas permeadas por incontáveis lagoas de água doce; território muito visitado de julho a setembro e já amplamente divulgado.

Mas Barreirinhas não se resume aos Lençóis.

Há o majestoso rio Preguiças, que abraça a sede do município, e cujo curso desenha sinuosas singularidades. Rio de águas lentas, que enchem e vazam ao sabor da inevitável influência do Atlântico.

Há uma diversidade fantástica na fauna e na flora; esta última composta por vegetações de praia, manguezais e restingas, uma transição interessante entre o cerrado e a caatinga.

Há o clima tropical megatérmico, um dos mais quentes do país em época de estiagem.

Mas há mais.

Há o charme provinciano dos povoados ribeirinhos com seus balneários pitorescos, e há os vilarejos costeiros com pousadas rústicas e praias a perder de vista.

Na sede do município, hotéis e pousadas para todos os gostos convidam ao conforto, sem ignorar as premências da vida moderna: wi-fi e congêneres.

Há o morro da Ladeira, sempre pronto para receber os amigos, casais enamorados, famílias e a garotada, incansável, a jogar bola. Ali é possível admirar o magnífico pôr do sol e, a depender da fase da lua, vê-la nascendo na curva do rio.

E há também a hospitalidade barreirinhense, imortalizada nos versos do hino municipal e comprovada no trato diário.

Barreirinhas é tudo isso e muito mais!

fonte:Roberto Santos

Serviços ao Cidadão

Ouvidoria

Atendimento

Ofícios

Autenticidade

Protocolos

Abertura e consulta

Informação

Pedidos de Lei