Política

Estrada Barreirinhas-Paulino Neves e investimentos em habitação abrem novas possibilidades para o município Publicada em 16/06/2013 06:24:43

Aos poucos o prefeito de Barreirinha, Leo Costa (PDT), vai redesenhando uma nova realidade para o município.

Na semana passada, aos menos dois importantes anúncios de investimento em obras de infraestrutura foram feitos pelo prefeito.

O primeiro foi fruto de uma inteligente e necessária negociação entre os municípios de Barreirinhas e Paulinho Neves, quando os prefeitos Leo Costa e Raimundinho Lídio chegaram a um entendimento para o início da construção da estrada que ligará as duas cidades.

A negociação está respaldada em instrumentos jurídicos de contratualização de resultados celebrados entre as referidas prefeituras e a empresa de energia eólica Bioenergy Geradora de Energia S/A, que se compromete a construir 37 km de estradas, sendo 24 deles no território de Barreirinhas, com recursos próprios da empresa.

Leo Costa é um entusiasta de iniciativas trabalhadas em parceria, seja entre entes públicos ou entre estes e a iniciativa privada. No caso da estrada Barreirinhas-Paulino Neves, houve uma sadia combinação com as duas coisas, ou seja, parceria com outro município e mais a participação do setor privado.

Além do investimento na estrada, a Bioenergy pretende instalar torres de geração da energia eólica (vento) na região (40 torres em Tutóia; 153 em Paulinho Neves e 57 em Barreirinhas), tudo amparado no programa de responsabilidade social da empresa, sem qualquer impacto ambiental grave.

Todos esses investimentos são importantíssimos, não somente para os municípios envolvidos diretamente, mas, sobretudo, para a consolidação do Consórcio de Turismo Rota das Emoções, que liga o Ceará (Jericoacoara) ao Maranhão (Barreirinhas), passando pelo Piauí (Parnaíba).

A estrada terá 36 quilômetros e fará interligação com a BR-402, na entrada da cidade de Barreirinhas (bairro Cidade Nova), com a estrada Paulino Neves-Tutóia, encurtando a distância entre São Luís e Fortaleza.

“Aqui começa uma nova era do desenvolvimento dos Lençóis Maranhenses”, como definiu sabiamente o prefeito Leo Costa.

NOVO AEROPORTO – O prefeito Léo Costa informou, ainda, que depois de várias visitas e contatos em Brasília, desde janeiro, a Secretaria Nacional da Aviação Civil concedeu, esta semana, Carta de Outorga para a Prefeitura de Barreirinhas administrar o novo aeroporto do município, e que até julho a pista deverá estar liberada para aviões de pequeno e médio porte.

CONSTRUÇÃO DE 650 CASAS EM BARREIRINHAS

O segundo anúncio importante feito pelo prefeito Leo Costa diz respeito à assinatura de convênio firmando com o Governo Federal para construção de 650 casas do Condomínio “Residencial Mundico Cosmo”, em duas etapas, através do Programa Minha Casa Minha Vida.

A assinatura do convênio foi feita na sexta-feira (7), na Plataforma de Habitação da agência central da Caixa Econômica Federal (CEF), em São Luís (Rua de Nazaré-Centro), entre o prefeito Léo Costa e a gerente Gracíula Furtado Araújo.

“Nasce um novo bairro em Barreirinhas e a também um novo capítulo na histórica do desenvolvimento do nosso município”, festejou Léo Costa, após a assinatura do contrato.

As unidades habitacionais serão construídas na área hoje conhecida como Bom Futuro, na entrada da cidade. Os serviços estão previstos para serem iniciados nos próximos dias.

“Essa iniciativa vai possibilitar às famílias barreirinhenses o acesso a moradias mais confortáveis, como mais higiene e comodidade, além de diminuir o déficit habitacional em nosso município, em termos quantitativo e qualitativo”, destacou o prefeito.

Com o surgimento de um novo bairro, de um lado da rodovia, e a construção da estrada Barreirinhas-Paulino Neves, do outro lado da BR, o prefeito Léo Costa disse que surge, também, o Anel Viário da cidade.

“Essas duas obras ficam na entrada da cidade e o nosso governo vai aproveitar para construir novas avenidas que, de um lado, vai possibilitar acesso mais rápido aos bairros do Amapá e Murici, e do outro lado, à Boa Vista e São Domingos, sem ter que passar pelo centro da cidade. Essas avenidas vão, sem dúvida, desafogar o trânsito”, acrescentou Léo Costa.

É dessa forma, e superando as dificuldades políticas locais, que o prefeito pedetista vai reconstruindo a importante e estratégica cidade de Barreirinhas.

A população da cidade e Maranhão agradecem.

Mais em Política

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail