Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS MARANHÃO.

transp 2014-2016

 

 

 

 

diario oficial editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

GOVERNO REFORÇA ATENDIMENTO MÓVEL DE SUPORTE BÁSICA

GOVERNO REFORÇA ATENDIMENTO MÓVEL DE SUPORTE BÁSICAO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a estrutura de atendimento móvel de suporte básico do Hospital Regional de Barreirinhas. A unidade conta com uma nova ambulância, com sistema fixo de oxigênio, ar condicionado, espaço para acompanhante e dois cilindros de oxigênio.

“Ao disponibilizar o equipamento de suporte básico, é possível socorrer rapidamente aqueles pacientes que necessitam de atendimento em unidades que prestam serviços de urgência e emergência, para uma população, em Barreirinhas, de mais de 54 mil habitantes”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Hospital Regional de Barreirinhas possui 50 leitos e realiza cirurgias eletivas de média complexidade, como pele, tecido subcutâneo, mucosa, alguns casos de traumatologia, abdômen, hérnia e apêndice, além de consultas nas especialidades da área de clínica médica, ortopedia, pediatria e cardiologia.

O diretor administrativo da unidade de saúde, Ivanildo Barbosa, afirma que a nova ambulância contribuirá no transporte dos pacientes, de forma adequada e oportuna. “Esta ambulância chegou em boa hora, vamos poder ajudar quem mais precisa, com o serviço disponível no serviço público de saúde. Agora, a realidade mudou e muitas vidas serão salvas”. A ambulância iniciou suas atividades desde 29 de novembro último.

Atendimento

A chegada da nova ambulância foi fundamental para salvar a vida do aposentado José de Jesus Rodrigues que, na última semana de novembro, sentiu os primeiros sintomas de derrame e foi às pressas para o Hospital Regional de Barreirinhas. Devido à gravidade do quadro do paciente, o mais adequado era o deslocamento para São Luís. O aposentado foi atendido no Hospital Carlos Macieira, apresentando quadro estável e lúcido.

“Se não fosse a agilidade da ambulância, eu tinha perdido meu marido. Barreirinhas precisava demais de uma ambulância para casos de urgência. Viemos de lá bem rápido. A gente não tinha como arcar com o transporte. Só posso agradecer pela vida do meu marido”, comemorou Terezinha de Jesus, esposa do aposentado José de Jesus.

Em casos de pacientes mais graves, o médico plantonista preenche um formulário padrão, relatando o quadro clínico do paciente e solicitando à Central de Leitos, ligada a Central de Regulação, a transferência do paciente para um hospital apropriado em São Luís. Após receber o pedido do especialista de Barreirinhas, a Regulação informa a unidade de saúde com leito disponível para receber o paciente. O deslocamento do mesmo é feito de ambulância para a capital, acompanhado de um enfermeiro e um familiar.

Especialidades

No Hospital Regional de Barreirinhas, cardiologia e pediatria são as especialidades mais procuradas, contabilizando mais de 20 mil consultas por mês em cada área.  Com relação ao serviço de imagem e serviço laboratorial, a população de Barreirinhas conta com exames, como tomografia, radiologia e ultrassonografia. Desde junho o serviço de tomografia foi ampliado com capacidade para atender mais pacientes. Em torno de 50 exames são feitos mensalmente na unidade de saúde. Duas mil radiologias e cerca de 400 ultrassonografias são realizadas por mês. Os laboratoriais registram uma média de 15 mil coletas mensais.

rodape