Conectar

SEJA BEM VINDO AO PORTAL OFICIAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIRINHAS MARANHÃO.

transp 2014-2016

diario oficial editais licitacoes
portal transparencia e sic
ouvidoria dados municipio
historico

INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO ESTADO EM TURISMO, EDUCAÇÃO E SAÚDE MARCAM ANIVERSÁRIO DE BARREIRINHAS.

INVESTIMENTOS DO GOVERNO DO ESTADO EM TURISMO EDUCAÇÃO E SAÚDE MARCAM ANIVERSÁRIO DE BARREIRINHASBarreirinhas completa 79 anos nesta quarta-feira (29) com forte presença do Governo do Estado no desenvolvimento do município. A cidade, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, recebe investimentos em infraestrutura que impactam diretamente o turismo. Educação e saúde são outras áreas beneficiadas.

Uma das obras mais importantes é a estrada entre Barreirinhas e o município de Paulino Neves, facilitando o acesso à Rota das Emoções – composta, ainda, pelo Delta do Parnaíba (PI) e pelo Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

O Governo do Estado ainda trabalha na pavimentação de estradas para melhoria do trânsito entre as cidades Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. Somente entre Paulino Neves e Barreirinhas, são mais de 30 km de via sendo asfaltados.

A construção do Aeroporto de Barreirinhas é outra conquista para o turismo. Mais da metade da obra já está pronta. Ainda serão entregues instalações hidráulicas e elétricas, piso, banheiros, iluminação, drenagem, estacionamento, sede do Corpo de Bombeiros, equipamentos de controle e estação meteorológica. Uma nova empresa será contratada para conclusão do aeroporto.

“A minha avaliação como prefeito é de que todas as obras que puderem chegar a Barreirinhas são bem-vindas. Obras de infraestrutura como o aeroporto e a estrada que liga a Paulino Neves são extremamente importantes para nós. Estamos completando 79 anos. Com o nosso povo trabalhador e essa parceria com o governo, a gente está confiante de que vai vencer as dificuldades”, afirma o prefeito de Barreirinhas, Alberico Filho.

Atendimento de qualidade

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) concedeu certificado de qualidade para 17 dos 50 restaurantes avaliados em Barreirinhas. O Selo Procon de Qualidade é um incentivo à profissionalização dos serviços necessários para o desenvolvimento do turismo e consiste em ações de fiscalização e orientações aos donos de bares e restaurantes.

“Tivemos que refazer todos os pratos, passo a passo, para averiguar os ingredientes corretos de cada um. Foi trabalhoso, mas gratificante receber o selo de 5 estrelas. Com certeza traz um diferencial de mercado”, diz a proprietária do Restaurante Pimenta de Cheiro, Monique Canuto.

Investimentos em educação

A população de Barreirinhas também será beneficiada com a construção de dez escolas, sete delas por meio do Programa ‘Escola Digna’, que substitui estruturas de taipa e barro por prédios de alvenaria. As dez escolas serão construídas a partir de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de emendas parlamentares, totalizando R$ 3,6 milhões.

Mais R$ 760 mil foram investidos na movimentação do comércio por meio do ‘Bolsa Escola’, programa que transfere renda para famílias também beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do governo federal, para a compra de material escolar. Quase 15 mil estudantes, entre 4 a 17 anos, matriculados na rede pública receberam o auxílio este ano no município.

Mais saúde

O Governo do Maranhão investiu em novos equipamentos para o Hospital Regional de Barreirinhas. Entre eles, uma nova ambulância, com sistema fixo de oxigênio, ar condicionado, espaço para acompanhante e dois cilindros de oxigênio. Com a ambulância, é possível socorrer rapidamente pacientes que necessitam de atendimento em unidades que prestam serviços de urgência e emergência.

“Se não fosse a agilidade da ambulância, eu tinha perdido meu marido. Barreirinhas precisava demais de uma ambulância para casos de urgência. Viemos de lá bem rápido. A gente não tinha como arcar com o transporte. Só posso agradecer pela vida do meu marido”, conta Terezinha de Jesus, esposa do aposentado José de Jesus, que sofreu derrame recentemente e foi atendido rapidamente graças à nova ambulância cedida pelo Estado.

rodape